Forração do estofado

Layout-1-estofaria

A escolha do tecido ou forração para o sofá é fundamental para evitar problemas futuros.

Algumas situações devem ser avaliadas na hora da escolha do melhor material. Existe animal de estimação como gatos ou cães? O estofado ficará exposto ao sol ou pode eventualmente pegar chuva? O ambiente é propício a mofos e fungos? Tudo isso importa na hora da escolha do material mais adequado pra evitar dor de cabeça no futuro.

    • Chenille:É o tecido mais procurado por arquitetos de interior e decoradores.O Chenille é um tecido feito de algodão, seda e lã, com textura suave e sua tecelagem é agrupada em filamentos por isso seu nome que significa “larva de borboleta” em francês.Possui boa aparência e com face felpuda ele absorve e reflete a luz de forma diferente o que da uma aparência peculiar parecendo manchado.
    • Suede:Macio, durável e resistente a manchas o Suede é similar a camurça porém mais resistente a água e manchas.A versão mais macia em microfibra sintética é o ultrasuede que proporciona mais suavidade ao toque.O suede por sua característica exige mais cuidado na limpeza pra evitar o desgaste e diminuir sua vida útil.
    • Sarja:É uma tecelagem de padrões diagonais bem definidos maleável e resistente. É resistente a sujeiras apesar de ser de difícil limpeza.A sarja é feita de algodão e/ou linho com suas estrias diagonais características e pode ser encontrada em suas variações de brim, denim (para jeans), sarja, serge e foulard.
    • Camurça:Tecido natural, feito com a parte interior da pele de animais, é felpudo e suave ao toque.Tem uma durabilidade menor que o couro natural ou ecológico mas é mais confortável.Não é muito resistente a água e mancha facilmente por isso cuidado redobrado na hora de escolher a camuça.
    • Couro natural:O couro natural vem sendo usado desde a antiguidade como roupas e cobertura das mais variadas. Pode ser obtido da pele dos mais variados animais como caprinos, bovinos, ovelha, suínos e animais exóticos.O couro por ser um material poroso, permite que a pele respira ao contato dando uma sensação agradável. É resistente a tração, abrasão e muito flexível sento utilizado na confecção de roupas e não é diferente na cobertura de forrações.Seu tratamento para utilização é com produtos químicos no processo de curtição. Ele pode ser tingido das mais variadas cores e tonalidades devido ao processo de aplicação de resinas para envernizá-lo tornando o couro impermeável.  É o mais caro de todos.
    • Sintéticos:Encontramos diversos materiais sintéticos: courinos, courvins, couríssimo, poliutetano (P.U) entre outros.Todos são chamados de couro sintético e cada um com suas características.O courino possui uma malha de lã na arte interna. Pode ser estampado, liso, com ranhuras e em cores e espessuras variadas esse material é um dos mais baratos.O courvim possui na parte interna uma malha mais fina que ou courino, podendo ser de sarja, nylon ou algodão. É mais resistente que ou courino e mais espesso também. Por ser menos maleável é mais difícil o acabamento em dobras de estofados.O poliuretano também possui uma maha em sua parte inferior. É muito similar ao couro porém é menos resistente que o courvim e o courino.Couríssimo é um material de excelente qualidade e resistência. Apesar de possuir um toque mais rígido é o mais recomendado e procurado dos revestimentos sintéticos. É muito utilizado em forração automotivas como residenciais por sua durabilidade e facilidade na limpeza.
    • Veludo:O veludo é um tecido muito utilizado tanto em ambientes abertos como em pequenos espaços pois reflete bem a luz dando um efeito reflexivo e valorizando os móveis ao seu redor. É um tecido durável, quente, não se desbota com a lavação pois são bem resistente a água e compressão.
  • chenille2

    suede2

    sarda2

    camurça

    couro-natural

    poliuretano

    veludo

Posted in:

3 Comments

  1. Achei bastante informativo esse assunto. To alegre chegou meu colchão novo. Comprei o do programa lá da tv. Está me ajudando a aliviar a minha insonia. Alguém de vocês já viu? Disseram que cuida até insonia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *